A proposta pedagógica do Lar de Irmã
Catarina tem como eixo norteador a construção do conhecimento por meio de
vivências e experiências lúdicas, oportunizando a criatividade e a imaginação.
Dentro desta proposta as educadoras proporcionam ás crianças atividades que
estimulam as competências e habilidades de maneira construtiva no processo
ensino-aprendizagem. Buscamos desenvolver uma prática cotidiana de
ação-reflexão-ação, onde se tem a preocupação de transformar o espaço escolar
em um local aberto ao real, vivo de interações para a construção de
aprendizagem significativa nas múltiplas dimensões. Para tanto o nosso trabalho é através da
Pedagogia de Projeto, uma vez que através desta pedagogia as crianças aprendem
participando, vivenciando sentimentos, pesquisando e tomando atitudes diante
dos fatos. No entanto cada turma tem o
seu projeto que é construído juntamente com as crianças contamos, também cm o
Projeto Institucional, onde buscamos uma integração com todas as turmas. Assim nossa principal finalidade contribuir
com a socialização da criança, garantindo experiências amplas e diversificadas
por meio de atividades lúdico-educativas, estimulando o desenvolvimento de suas
potencialidades nos aspectos emocional, psicomotor, social e cognitivo, participando
de situações que demandem e valorizem atitudes de reconhecimento de limites,
responsabilidades, cooperação e solidariedade.
Deste modo o dia-a-dia das crianças é
repleto de brincadeiras, fantasias, encontros num mundo mágico de faz de conta,
com o intuito de desenvolver a ser como um todo, o gesto carregado de sentido e
emoção.
Meu filho está nessa instituição desde 06 meses, hoje ele tem 05 anos, e é como se fosse nossa segunda família....o trabalho feito é maravilhoso..Parabens...Tânia
ResponderExcluir